Construção civil investe cada vez mais em telas soldadas prontas

Início / Notícias / Construção civil investe cada vez mais em telas soldadas prontas

Fonte: Correio Braziliense

Entre as tecnologias que estão se tornando destaque na prática do setor da construção civil estão as telas soldadas em pisos e lajes. O material é composto por armaduras pré-fabricadas soldadas em todos os pontos de cruzamento e apresentam inúmeras aplicações na construção civil, como em lajes de concreto armado, entre outros. As telas controlam o aparecimento de trincas, garantindo maior qualidade da estrutura de concreto. Geralmente as telas soldadas são produzidas na própria obra, mas o material já pronto e soldado reduz o custo final de armação, economizando tempo, mão de obra e material.

Na avaliação dos construtores, a tela soldada, em comparação com as armaduras de vergalhão amarrado, traz excelente retorno em termos de agilidade no posicionamento da armadura, facilidade na conferência do serviço e diminuição de perdas. “A construção civil brasileira necessita de um choque no que diz respeito a industrialização de seus processos, e a utilização de telas soldadas vem de acordo com isso, aumentando a produtividade na obra, diminuindo a chance de erros e o desperdício”, observa diretora-executiva de uma indústria brasiliense de soluções em aço, Janine Brito.

Também conhecida como tela plana, alambrado retangular, tela de arame reto ou simplesmente aramado, as telas soldadas são produzidas com arames galvanizados a fogo, em rolos ou painéis. O processo é feito em máquinas que automaticamente endireitam e fundem os arames em seus pontos de junção, dando assim alta resistência nas malhas.

Vanderlei Ribeiro, gerente comercial de uma fabricante de peças em ferro para construção, aponta que a tela soldada é produzida conforme as normativas de segurança vigente. “Este tipo de tela é produzida, geralmente, com aço CA 50, em conformidade com normas ABNT para serem colocadas no concreto de pisos ou lajes com objetivo de evitar rachaduras ou rompimento devido a pesos ou dilatações”, sinaliza o gerente.

De acordo com Jeanine, atualmente a produção brasileira nacional de aço para a construção civil está pautada na qualidade e exigência das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “O cliente poderá encontrar estoques um rigoroso controle de qualidade sobre as telas soldadas e que respeitem as exigências das Normas Técnicas Brasileiras”, garante.