Venda de imóveis no Rio de Janeiro cresce 26% no primeiro trimestre, aponta Ademi-RJ

Início / Notícias / Venda de imóveis no Rio de Janeiro cresce 26% no primeiro trimestre, aponta Ademi-RJ

Foram vendidas 2.266 unidades residenciais, comerciais e de hotelaria no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2016. O resultado representa um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ).

O segmento de imóveis residenciais cresceu 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. O comercial, porém, registrou queda de 56% na mesma base de comparação. Diante de uma base fraca do ano anterior, o de hotelaria apresentou um forte avanço de 556% no trimestre, passando de 9 unidades vendidas para 59.

Segundo o presidente da Ademi-RJ, João Paulo Rio Tinto de Matos, a recuperação desse mercado já era esperada. Ele afirma que o consumidor está mais cauteloso em razão da crise financeira e soube aproveitar a variação do mercado, como os feirões da Caixa que atraiu um grande número de compradores.

“Com estoques, as construtoras souberam negociar e manter o mercado ativo. O consumidor também aprendeu a pesquisar os imóveis de forma mais racional, buscar a unidade que realmente atenda às suas expectativas e necessidades”, afirma.

João Paulo acredita que a maior facilidade de crédito, ajuste no valor dos financiamentos e redução das taxas de juros são medidas essenciais para melhorar o mercado. “Sem isso, boa parte dos consumidores continuará reticente na hora de adquirir um imóvel. O consumidor teme comprometer parte de sua renda e prefere esperar um pouco mais”, avalia o presidente da Ademi-RJ.

Fonte: PiniWeb